Permanent Professors
Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005) e Especialista em Estudos Literários (2007) pela mesma instituição. Além disso, é Mestre pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009) no Programa de Pós Graduação em Literatura e Diversidade Cultural ( PPGLDC) defendendo a dissertação com o título MARCELINO IN MEMORIAM: A OUTRA MARGEM DE HERBERTO SALES. Doutor no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com a tese CARTOGRAFIAS CULTURAIS BAIANAS: IDENTIDADE, MEMÓRIA E GÊNERO NOS ROMANCES DE HERBERTO SALES. Professor Assistente da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) campus XVI em Irecê. Ex-professor da UNEB, Campus XXIII em Seabra (2008-2011). Pesquisador em Literatura Baiana, em especial na obra de Herberto Sales e outros escritorxs Baianxs. Líder do grupo de pesquisa Aláfia. Professor- permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras ( PPGEAFIN). Coordena um projeto de pesquisa na sobre Literatura e História que contou com dois bolsistas de iniciação Cientifica pela PPG/UNEB/Seabra e atualmente, conta com 10 discentes-voluntários e uma bolsista na UNEB XVI Irecê que discutem a crítica, a temática,literatura e história em autorias baianas, no campo ficcional e poético.(projeto de DE em pesquisa na UNEB). Ministrou aulas na Faculdade FACE e na UNEB campus V em Santo Antonio de Jesus, e na UNEB Campus XIII em Itaberaba, na UNEB Campus XXIV em Xique-Xique e na UNEB Campus IV em Jacobina ministrando componentes da área literária com vinculo de cooperação institucional. Professor e Ex-coordenador-acadêmico do curso de Pós - Graduação da ISEGO ( Iaçu e Seabra) Participou do Grupo de Estudo sobre a obra do escritor Antonio Torres e no grupo de pesquisa sobre LIteratura baiana criado na UEFS. Ex diretor do Departamento de Ciências e Tecnologias do campus de XVI por duas gestões (2014-2016 e 2016-2018). Professor-pesquisador da EaD- Uneb do curso de Letras de Língua Inglesa e Espanhola em vários componentes. Realiza projetos de Extensão e de Iniciação a docência na UNEB com a interface Literatura e outras artes. Membro da ABRALIC. Poeta e ficcionista.
Currículo Lattes:
Possui Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009) e Mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1998) é professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação profissional e intelectual, escolarização de crianças e adultos com deficiência e políticas públicas; ações privadas; deficientes visuais.
Currículo Lattes:
Possui duas graduações em História pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (Licenciatura, em 1984 e Bacharelado, em 1986). É Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA (2014), com Estágio Doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal – CES-UC (2013). É Mestre em Educação pela UFBA (1996). É Técnico em Indigenismo pela Fundação Nacional do Índio- FUNAI (1985), tendo atuado junto aos povos indígenas Ticuna, no Amazonas e Guajajara, no Maranhão (1985-1987). Desenvolveu trabalhos de assessoria junto ao Museu Emílio Goeldi, no Pará (1987) e o Museu do Índio da Funai, no Rio de Janeiro (1987). Integrou a diretoria da Associação Nacional de Ação Indigenista- ANAÍ-BA, atuando junto a povos indígenas na Bahia e participando da equipe do projeto Recontando a História do Índio no Brasil, desenvolvido em parceria com a UNEB (1990-2000). É Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia-UNEB (Campus I ? Salvado), atuando no curso de História, na área curricular de História do Brasil, lecionando componentes curriculares de História Indígena. É pesquisador de História Indígena, desenvolvendo estudos sobre o tratamento da temática história e cultura indígena no ensino de história. Também estuda experiências de educação escolar e autoria indígena e desenvolve ações de pesquisa e extensão relacionada a lei 11.645/08, coordenando os projetos Iconografia, Bricolagem e Descolonização: oficinas de produção de bricolagens audiovisuais (Monitoria de Extensão- UNEB) e História Indígena, Iconografia e Bricolagens Didáticas (Iniciação Científica-UNEB). Tem organizado livros de autoria de professores indígenas e publicado diversos artigos e capítulos de livros sobre o tratamento da temática indígena no ensino de História, bem como sobre educação intercultural e autoria indígena. Integra o Grupo de Pesquisa OPARÁ: Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação da UNEB e o Grupo de Pesquisa Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas. Atualmente é membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, dos Povos Indígenas e das Culturas Negras, da Universidade do Estado da Bahia. É poeta, performer e declamador, tendo integrado o grupo performático Biscoitos Finos nas décadas de 1980/1990.
Currículo Lattes:
Francisco Cancela é Doutor em História Social do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia e Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado da Bahia (Campus XVIII - Eunápolis). Atua na área curricular de História do Brasil e também na Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (LICEEI). É pesquisador da História Indígena e da História da América Portuguesa, desenvolvendo estudos sobre a trajetória dos povos indígenas na antiga Capitania de Porto Seguro e coordenando o Grupo de Estudos sobre a América Portuguesa (GEAP/DCHT-UNEB). Também estuda as experiências de educação intercultural e as expressões do patrimônio e da memória na Costa do Descobrimento. Tem publicado diversos artigos, capítulos de livros e livros sobre história colonial e a participação dos índios na formação da sociedade brasileira. Atualmente é membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, da Universidade Federal do Sul da Bahia, e também do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, dos Povos Indígenas e das Culturas Negras, da Universidade do Estado da Bahia.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/0120529986058551
Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia, onde também cursou graduação e mestrado, ambos em História. Atualmente é professor assistente, com dedicação exclusiva, da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Bahia, História Social, Escravidão e Relações de Dependência. É docente do curso de Licenciatura em História da UNEB, onde leciona disciplinas vinculadas ao Brasil Imperial. Coordena a Pós-Graduação Latu Senso do GEPEHS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, História e Sociedade, UNEB/Campus IV, membro da Comissão de Pesquisa do Curso de Licenciatura em História.
Currículo lattes:
http://lattes.cnpq.br/9480590159747635
possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Sergipe (2001) e doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2014). Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Imperial, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mulheres, escravidão, crianças escravas, famílias escravas, mulheres escravas, literatura e história, escravidão, cinema africano, manifestações afro-culturais e história da cultura afro-brasileira.
Currículo Lattes?
http://lattes.cnpq.br/1288315938800671
Graduado em História pela Universidade Federal da Bahia, possui mestrado em Educação (concentração em Filosofia e História da Educação) pela mesma Universidade no ano de 1999 e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (concentração em Cultura e História da Educação em 2006), pesquisa majoritariamente nas áreas de História da Educação e de Ensino de História. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia – DCH IV, situado na cidade de Jacobina, além de ser membro do PMEB (Projeto Memória da educação na Bahia) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação,História e sociedade.
Currículo Lattes:
Professora Adjunta na Unilab – Campus dos Malês/BA. Doutora em História Social pela USP, possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2002), graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência em produções editoriais e na área de história, com ênfase na história do Brasil, da África e da diáspora africana, atuando nos seguintes temas: escravidão urbana, pequeno comércio, trabalho urbano, religiosidades e identidade étnica. Entre os trabalhos publicados estão os livros Mercados minas: Africanos ocidentais na Praça do Mercado do Rio de Janeiro (Prefeitura do Rio/AGCRJ, 2015); No labirinto das nações (Prêmio Arquivo Nacional 2003); Cidades negras: africanos, crioulos e espaços urbanos no Brasil escravista (2a edição, Alameda Editorial) e Mulheres Negras no Brasil escravista e do pós-emancipação (Selo Negro, 2013). Em 2003, foi uma das ganhadoras do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa. Em 2014, a tese de doutorado ganhou o Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos, do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, e o Prêmio Teses História Social 2012-USP/Capes.
Currículo lattes:
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado da Bahia (1997), Mestrado em História Regional e Local pela Universidade do Estado da Bahia (2009) e Doutorado em Humanidades e Artes com menção em História pela Universidade Nacional de Rosário Argentina (2015). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e Estagio Supervisionado, atuando principalmente no seguinte tema: coronelismo, Sertão Baiano e Estagio Supervisionado em História.
Currículo Lattes:
Graduado em História pelo Centro Universitário IPA (Porto Alegre-Brasil). Especialista em Didática do Ensino Superior pela FIAR (Rondônia-Brasil). Mestre e Doutor pela PPG-EST (São Leopoldo-Brasil). Pós-Doutor pela UNISINOS (São Leopoldo-Brasil). Atua em temas vinculados a história da Diáspora africana e a História do Continente africano. Trabalhou em várias Instituições de Ensino Superior no Brasil como são FAE, FIAR, FAP. Atualmente é professor abjunto na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, onde coordena o curso de Bacharelado em Humanidades e o grupo de pesquisa “Representações e Práticas nas Ilhas lusófonas na África e na Baía de todos os Santos-BA”.
Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Realizou Pós-Doutorado em pesquisa na Università degli Studi di Padova. Atualmente é do Conselho de Consultores da Revista Espaço Acadêmico e da Revista Urutágua. É professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação Campus I Salvador. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Bahia, História das Populações Negras, História e Cultura, Ensino de História, Avaliação de Sistemas de Ensino e Educação Superior. Atua também na área de Redação Técnica, já tendo organizado, escrito e publicado obras nesta área. Também tem experiência em Educação a Distância, atuando na UNEB/UAB como docente, orientador e elaborador de material didático em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Foi avaliador de cursos e polos de Educação à Distância para a SEED/MEC e CGIP/DED/CAPES. Pertenceu ao Comitê interno de Iniciação Científica da PPG/UNEB. Foi coordenado do NUPE Campus IV Jacobina e Gerente de Pesquisa da PPG/UNEB.
Currículo Lattes:
Graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestre e Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Assistente de História na UNEB desde 1998. Desenvolve pesquisas ligadas às temáticas de fotografia, memória e cidade com textos publicados em livros e revistas especializadas no Brasil. Autor de “Offereço meu original como lembrança”: circuito social da fotografia nos sertões da Bahia (2017) e das coletâneas Arte e Cidade: imagens de Jacobina (2006) e Culturas Urbanas na Bahia: estudos sobre Jacobina e região (2009), todos lançados pela EDUNEB.
Currículo Lattes:
Graduação em Educação Musical (2000); mestrado em Etnomusicologia (2002) pela EMUS-UFBA; doutorado em Educação (2011) com ênfase em Arte-Educação pela Universidade Siegen - programa INEDD - Alemanha. Desde 2002 professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para as disciplinas Arte-Educação; Iniciação Musical; Processos de Criação; Artes Visuais na Contemporaneidade; Referencias teóricas e metodológicas do Ensino de Artes; Ludicidade; Antropologia e Musica entre outros. Focalizadora em Danças Circulares e Sagradas (Formação de três anos por Sirlene Barreto-Viva a Dança). Especialização em terapia trans-pessoal pela ICDEP (2005-2011), reconhecido pelo MEC. Pesquisadora do Samba de Roda do Recôncavo Baiano desde 2001, com vários projetos e publicações de pesquisa, extensão e produção cultural, mediante os projetos de pesquisa e extensão: Tradições do Samba na Bahia (2004 - 2022); Mostra do Samba de Roda I e II (2005 e 2012); Cantador de Chula (2009); Raizes do Samba de Tocos (2013); A Cartilha do Samba Chula (2016); Mestre Aurino de Maracangalha (2022). Autora do livro "Cantador de Chula - Samba antigo do Recôncavo Baiano - Salvador: Pinauna, 2016". Trabalha e pesquisa na interface de Etnomusicologia; Educação Musical; Artes, Estéticas e Estudos culturais e decoloniais, com ênfase nas interfaces de músicas, danças, artes, performances e rituais afro-indígenas e populares; tradição - contemporaneidade; tradições cênico-poético-musicais de matriz africana; geografia cultural, memória regional e histórias de vida. Elaborou, desenvolveu, coordenou e contribuiu com vários projetos de pesquisa e produção cultural com samba de roda e culturas populares na Bahia e Nordeste, buscando o diálogo entre culturas populares, tradições orais, geografias culturais e práticas estéticas contemporâneas, para elaborar novos caminhos, metodologias, fundamentos teórico-práticos e epistemológicos no campo das culturas e músicas negras e afro-indígenas. Coordenadora do 1. e 2. Fórum de Educação Musical da Bahia (FEMBA 2012 - FEMBA 2013) com ênfase no tema Musica e Cultura. Pesquisadora do grupo de pesquisa Núcleo de Tradições Orais e Patrimônio Imaterial (NUTOPIA) desde de 2008. A partir de 2013, professora no Mestrado Profissional em Música (PPGPROM) da EMUS-UFBA: Educação musical com interfaces para etnomusicologia, estudos culturais e música da diáspora africana. De 2016 - 2019, professora na Pos-Critica - UNEB, Campus II para disciplina "Tradição Oral e Cultura Popular". Coordenadora do Dossiê 48 "Musica e Educação - uma relação interdisciplinar e pluricultural" da Revista da FAEEBA - 2017. Coordenadora do Dossiê "Estudando o Samba..." da Revista Pontos de Interrogação da Pos-Critica UNEB - 2018. Coordenadora do projeto de ensino e extensão "Ethno Bahia - Ensino-aprendizagem das músicas do Mundo no diálogo com as músicas do Brasil", com duas edições realizadas em 2018 e 2019/2020. Coordenadora do projeto de pesquisa e extensão: "Koringoma - caminhos, territórios e saberes de pedagogias musicais afro-baianos" em parceria com o CEPAIA - UNEB desde de 2018, com duas bolsistas PROAF-UNEB. Coordenadora e pesquisadora do projeto e grupo de pesquisa "Koringoma - Laboratório das memórias e práticas cênico-poético-musicais das culturas populares, negras e indígenas na América Latina", com três bolsistas PROAF - UNEB (2019-2022). Professora colaborada do PPGEAFIN - UNEB nas disciplinas CULTURA, EDUCACAO e MEMORIA e CULTURA: PRÁTICAS E COSTUMES DOS NEGROS BRASILEIROS desde 2019.
Currículo lattes:
http://lattes.cnpq.br/0828507755265572
Possui graduação em Abi - Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1994) e doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (2017). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Religiao, atuando principalmente nos seguintes temas: cacau, quilombo, agrofloresta, commodity e vassoura de bruxa. Atuou na construção da Política e do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutriconal. É professor do PPGEAFIN Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras.
Currículo Lattes:
Possui Graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP,1996), Mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2001) e Doutorado em História Social do Brasil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2007). Tem experiência na área de pesquisa e ensino em História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil imperial, historiografia brasileira, literatura brasileira do século XIX, história do negro no Brasil, memórias da escravidão. Possui experiência na organização de acervos históricos e criação de instrumentos de pesquisa, tendo sido Chefe de Divisão no Arquivo Judiciário de Sergipe e Coordenadora do CEDOC- UEFS. Atualmente é professora Adjunta de História do Brasil da Universidade do Estado da Bahia - Campus I, e integrante da Linha de Pesquisa Escravidão e Liberdade (UFBA).
Currículo Lattes:
Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Católica do Salvador (1991), Mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1997), doutorado em História - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e Pós-doutorado em História pela Universidade do Estado de São Paulo - USP (2013). Atualmente é docente ( D.E.) Titular da Universidade do Estado da Bahia / UNEB. Tem experiência na área de Ensino, lecionando os componentes curriculares da sub-área de Europa na Graduação. Possui experiência de pesquisa histórica, com ênfase em História das Mulheres e das Relações entre os Gêneros, atuando principalmente nos seguintes temas: mulheres, literatura feminina, feminismos, representações e memórias femininas, relações de gênero, história da leitura e da escrita, periodismo, educação e cultura baiana. É autora do livro "Entre a Tinta e o Papel: memórias de leituras escritas femininas na Bahia (1870-1920)". Salvador, Quarteto Editora, 2005 e, co-autora do livro Revisitando Clio: estudos sobre mulheres e as relações de gênero na Bahia, Feira de Santana, UEFS Editora, 2014. de publicou diversos artigos, ensaios, coletâneas e capítulos de livros. Avaliadora do MEC/INEP. Professora Formadora do curso de História da Parfor: Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ? PARFOR. Plataforma Freire/UNEB. Professora Formadora do Curso de História da Renafor: Rede Nacional de Formação Continuada / IAT-Instituto Aníso Teixeira Bahia. Membro de Comissões da UNEB: NDE Núcleo Docente Estruturante. Professora Formadora no Projeto Universidade Para Todos da Uneb - UPT (2018, 2019, 2020,2021). Professora - orientadora do Ead-Uab- UFBA (2018).
Currículo Lattes:
Possui licenciatura em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS-1996), especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo (USP-1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2000), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP-2006), doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2019) e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGH/UnB-2014). É professor do Departamento de Educação e do Mestrado Profissional em História (UFS), membro da Equipe Multidisciplinar da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFS), editor executivo da revista "Crítica Historiográfica" (ISSN 2764-2666) e coeditor do blog "Resenha Crítica" (ISSN 2764-0302). Tem experiência nas áreas de Ensino de História, Teoria e Metodologia da História, foi parecerista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em sete edições e da primeira versão da Base Nacional Curricular Comum (PNLD). Atuou como gestor na educação superior pública, com passagens pela direção do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD/UFS), presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa de Sergipe (FAPESE) e Pró-reitoria de Gestão de Pessoas na UFS.
Currículo Lattes
Collaborating Professors
Possui graduação em Lettres modernes et Langues Romanes – Université Cheikh Anta Diop de Dakar (1994), graduação em Comunicação Social, Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia desde maio de 2003. Em 2014, integra o curso de Pós-Graduação em Estudos Africanos e Representações da África do Campus II da Universidade do Estado de Bahia lecionando Panorama das literaturas africanas: do desenraizamento ao engajamento ao contexto atual, Dinâmicas das sociedades africanas contemporâneas e teorias da comunicação. Tem experiência nas áreas de comunicação, letras (línguas e literaturas estrangeiras), história e sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: África, cultura, ocidente, tradição, imigração, poder e política. Desde maio de 2003, ele leciona nos colegiados de Letras, Comunicação, História da instituição onde atua lecionando as disciplinas de Aspectos históricos e Culturais da África e da Diáspora, Tecnologias Aplicadas a língua e literatura francesa, Projetos de investigação do ensino da língua francesa e língua materna, Panorama da produção literária: da origem até a modernidade, literatura e cultura Afro-brasileira, Temas selecionados em linguística e literatura, Análise contrastiva da gramática de língua francesa, Tópicos de tradução, Estudos da linguística textual em língua francesa, Estudos comparativo da literatura de língua francesa e língua materna, Estudos gramaticais, Espaços de vivências, convivências e representações em língua francesa e em língua materna, Análise literária, Tecnologias aplicadas a língua e literatura francesa, Estudos da linguística textual em língua francesa, Literatura infanto-juvenil, Sociologia, Produção do texto oral e escrito, História e Antropologia, Introdução a história, Estudos sócio-antropológicos no ensino de língua francesa, Seminário temático de Educação, Educação em movimentos sociais, Antropologia e educação, Estudos Sócio-antropológicos, Psicologia geral e da Comunicação.
Currículo Lattes: