Permanent Professors

Joabson Lima Figueiredo
Coordenador PPGEAFIN

Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2005) e Especialista em Estudos Literários (2007) pela mesma instituição. Além disso, é Mestre pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2009) no Programa de Pós Graduação em Literatura e Diversidade Cultural ( PPGLDC) defendendo a dissertação com o título MARCELINO IN MEMORIAM: A OUTRA MARGEM DE HERBERTO SALES. Doutor no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com a tese CARTOGRAFIAS CULTURAIS BAIANAS: IDENTIDADE, MEMÓRIA E GÊNERO NOS ROMANCES DE HERBERTO SALES. Professor Assistente da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) campus XVI em Irecê. Ex-professor da UNEB, Campus XXIII em Seabra (2008-2011). Pesquisador em Literatura Baiana, em especial na obra de Herberto Sales e outros escritorxs Baianxs. Líder do grupo de pesquisa Aláfia. Professor- permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras ( PPGEAFIN). Coordena um projeto de pesquisa na sobre Literatura e História que contou com dois bolsistas de iniciação Cientifica pela PPG/UNEB/Seabra e atualmente, conta com 10 discentes-voluntários e uma bolsista na UNEB XVI Irecê que discutem a crítica, a temática,literatura e história em autorias baianas, no campo ficcional e poético.(projeto de DE em pesquisa na UNEB). Ministrou aulas na Faculdade FACE e na UNEB campus V em Santo Antonio de Jesus, e na UNEB Campus XIII em Itaberaba, na UNEB Campus XXIV em Xique-Xique e na UNEB Campus IV em Jacobina ministrando componentes da área literária com vinculo de cooperação institucional. Professor e Ex-coordenador-acadêmico do curso de Pós - Graduação da ISEGO ( Iaçu e Seabra) Participou do Grupo de Estudo sobre a obra do escritor Antonio Torres e no grupo de pesquisa sobre LIteratura baiana criado na UEFS. Ex diretor do Departamento de Ciências e Tecnologias do campus de XVI por duas gestões (2014-2016 e 2016-2018). Professor-pesquisador da EaD- Uneb do curso de Letras de Língua Inglesa e Espanhola em vários componentes. Realiza projetos de Extensão e de Iniciação a docência na UNEB com a interface Literatura e outras artes. Membro da ABRALIC. Poeta e ficcionista.

Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/6093546030106258

Jose Jorge Andrade Damaceno
Vice-Coordenador PPGEAFIN

Possui Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2009) e Mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1998) é professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação profissional e intelectual, escolarização de crianças e adultos com deficiência e políticas públicas; ações privadas; deficientes visuais.

 

Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/1358868957202585

Francisco Alfredo Morais Guimaraes

Possui duas graduações em História pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (Licenciatura, em 1984 e Bacharelado, em 1986). É Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da UFBA (2014), com Estágio Doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal – CES-UC (2013). É Mestre em Educação pela UFBA (1996). É Técnico em Indigenismo pela Fundação Nacional do Índio- FUNAI (1985), tendo atuado junto aos povos indígenas Ticuna, no Amazonas e Guajajara, no Maranhão (1985-1987). Desenvolveu trabalhos de assessoria junto ao Museu Emílio Goeldi, no Pará (1987) e o Museu do Índio da Funai, no Rio de Janeiro (1987). Integrou a diretoria da Associação Nacional de Ação Indigenista- ANAÍ-BA, atuando junto a povos indígenas na Bahia e participando da equipe do projeto Recontando a História do Índio no Brasil, desenvolvido em parceria com a UNEB (1990-2000). É Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia-UNEB (Campus I ? Salvado), atuando no curso de História, na área curricular de História do Brasil, lecionando componentes curriculares de História Indígena. É pesquisador de História Indígena, desenvolvendo estudos sobre o tratamento da temática história e cultura indígena no ensino de história. Também estuda experiências de educação escolar e autoria indígena e desenvolve ações de pesquisa e extensão relacionada a lei 11.645/08, coordenando os projetos Iconografia, Bricolagem e Descolonização: oficinas de produção de bricolagens audiovisuais (Monitoria de Extensão- UNEB) e História Indígena, Iconografia e Bricolagens Didáticas (Iniciação Científica-UNEB). Tem organizado livros de autoria de professores indígenas e publicado diversos artigos e capítulos de livros sobre o tratamento da temática indígena no ensino de História, bem como sobre educação intercultural e autoria indígena. Integra o Grupo de Pesquisa OPARÁ: Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação da UNEB e o Grupo de Pesquisa Bio-Tanato-Educação: Interfaces Formativas. Atualmente é membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, dos Povos Indígenas e das Culturas Negras, da Universidade do Estado da Bahia. É poeta, performer e declamador, tendo integrado o grupo performático Biscoitos Finos nas décadas de 1980/1990.

Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/8670825680236230

Francisco Eduardo Torres Cancela

Francisco Cancela é Doutor em História Social do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia e Professor Titular do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias da Universidade do Estado da Bahia (Campus XVIII - Eunápolis). Atua na área curricular de História do Brasil e também na Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (LICEEI). É pesquisador da História Indígena e da História da América Portuguesa, desenvolvendo estudos sobre a trajetória dos povos indígenas na antiga Capitania de Porto Seguro e coordenando o Grupo de Estudos sobre a América Portuguesa (GEAP/DCHT-UNEB). Também estuda as experiências de educação intercultural e as expressões do patrimônio e da memória na Costa do Descobrimento. Tem publicado diversos artigos, capítulos de livros e livros sobre história colonial e a participação dos índios na formação da sociedade brasileira. Atualmente é membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, da Universidade Federal do Sul da Bahia, e também do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, dos Povos Indígenas e das Culturas Negras, da Universidade do Estado da Bahia.

Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/0120529986058551

 

 
Jackson Andre da Silva Ferreira

Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia, onde também cursou graduação e mestrado, ambos em História. Atualmente é professor assistente, com dedicação exclusiva, da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Bahia, História Social, Escravidão e Relações de Dependência. É docente do curso de Licenciatura em História da UNEB, onde leciona disciplinas vinculadas ao Brasil Imperial. Coordena a Pós-Graduação Latu Senso do GEPEHS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, História e Sociedade, UNEB/Campus IV, membro da Comissão de Pesquisa do Curso de Licenciatura em História. 

Currículo lattes:

http://lattes.cnpq.br/9480590159747635

 

 
Joceneide Cunha dos Santos

possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Sergipe (2001) e doutorado em História pela Universidade Federal da Bahia (2014). Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Imperial, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mulheres, escravidão, crianças escravas, famílias escravas, mulheres escravas, literatura e história, escravidão, cinema africano, manifestações afro-culturais e história da cultura afro-brasileira.

Currículo Lattes?

http://lattes.cnpq.br/1288315938800671

 
José Carlos de Araujo Silva

Graduado em História pela Universidade Federal da Bahia, possui mestrado em Educação (concentração em Filosofia e História da Educação) pela mesma Universidade no ano de 1999 e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (concentração em Cultura e História da Educação em 2006), pesquisa majoritariamente nas áreas de História da Educação e de Ensino de História. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia – DCH IV, situado na cidade de Jacobina, além de ser membro do PMEB (Projeto Memória da educação na Bahia) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação,História e sociedade.

Juliana Barreto Farias

Professora Adjunta na Unilab – Campus dos Malês/BA. Doutora em História Social pela USP, possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2002), graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001) e mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Tem experiência em produções editoriais e na área de história, com ênfase na história do Brasil, da África e da diáspora africana, atuando nos seguintes temas: escravidão urbana, pequeno comércio, trabalho urbano, religiosidades e identidade étnica. Entre os trabalhos publicados estão os livros Mercados minas: Africanos ocidentais na Praça do Mercado do Rio de Janeiro (Prefeitura do Rio/AGCRJ, 2015); No labirinto das nações (Prêmio Arquivo Nacional 2003); Cidades negras: africanos, crioulos e espaços urbanos no Brasil escravista (2a edição, Alameda Editorial) e Mulheres Negras no Brasil escravista e do pós-emancipação (Selo Negro, 2013). Em 2003, foi uma das ganhadoras do Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa. Em 2014, a tese de doutorado ganhou o Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos, do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, e o Prêmio Teses História Social 2012-USP/Capes.

Moiseis de Oliveira Sampaio

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado da Bahia (1997), Mestrado em História Regional e Local pela Universidade do Estado da Bahia (2009) e Doutorado em Humanidades e Artes com menção em História pela Universidade Nacional de Rosário Argentina (2015). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e Estagio Supervisionado, atuando principalmente no seguinte tema: coronelismo, Sertão Baiano e Estagio Supervisionado em História.

Pedro Acosta Leyva

Graduado em História pelo Centro Universitário IPA (Porto Alegre-Brasil). Especialista em Didática do Ensino Superior pela FIAR (Rondônia-Brasil). Mestre e Doutor pela PPG-EST (São Leopoldo-Brasil). Pós-Doutor pela UNISINOS (São Leopoldo-Brasil). Atua em temas vinculados a história da Diáspora africana e a História do Continente africano. Trabalhou em várias Instituições de Ensino Superior no Brasil como são FAE, FIAR, FAP. Atualmente é professor abjunto na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, onde coordena o curso de Bacharelado em Humanidades e o grupo de pesquisa “Representações e Práticas nas Ilhas lusófonas na África e na Baía de todos os Santos-BA”.

Raphael Rodrigues Vieira Filho

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Realizou Pós-Doutorado em pesquisa na Università degli Studi di Padova. Atualmente é do Conselho de Consultores da Revista Espaço Acadêmico e da Revista Urutágua. É professor titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação Campus I Salvador. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Bahia, História das Populações Negras, História e Cultura, Ensino de História, Avaliação de Sistemas de Ensino e Educação Superior. Atua também na área de Redação Técnica, já tendo organizado, escrito e publicado obras nesta área. Também tem experiência em Educação a Distância, atuando na UNEB/UAB como docente, orientador e elaborador de material didático em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Foi avaliador de cursos e polos de Educação à Distância para a SEED/MEC e CGIP/DED/CAPES. Pertenceu ao Comitê interno de Iniciação Científica da PPG/UNEB. Foi coordenado do NUPE Campus IV Jacobina e Gerente de Pesquisa da PPG/UNEB.

Valter Gomes Santos de Oliveira

Graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestre e Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Assistente de História na UNEB desde 1998. Desenvolve pesquisas ligadas às temáticas de fotografia, memória e cidade com textos publicados em livros e revistas especializadas no Brasil. Autor de “Offereço meu original como lembrança”: circuito social da fotografia nos sertões da Bahia (2017) e das coletâneas Arte e Cidade: imagens de Jacobina (2006) e Culturas Urbanas na Bahia: estudos sobre Jacobina e região (2009), todos lançados pela EDUNEB.

Katharina Döring

Graduação em Educação Musical (2000); mestrado em Etnomusicologia (2002) pela EMUS-UFBA; doutorado em Educação (2011) com ênfase em Arte-Educação pela Universidade Siegen - programa INEDD - Alemanha. Desde 2002 professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) para as disciplinas Arte-Educação; Iniciação Musical; Processos de Criação; Artes Visuais na Contemporaneidade; Referencias teóricas e metodológicas do Ensino de Artes; Ludicidade; Antropologia e Musica entre outros. Focalizadora em Danças Circulares e Sagradas (Formação de três anos por Sirlene Barreto-Viva a Dança). Especialização em terapia trans-pessoal pela ICDEP (2005-2011), reconhecido pelo MEC. Pesquisadora do Samba de Roda do Recôncavo Baiano desde 2001, com vários projetos e publicações de pesquisa, extensão e produção cultural, mediante os projetos de pesquisa e extensão: Tradições do Samba na Bahia (2004 - 2022); Mostra do Samba de Roda I e II (2005 e 2012); Cantador de Chula (2009); Raizes do Samba de Tocos (2013); A Cartilha do Samba Chula (2016); Mestre Aurino de Maracangalha (2022). Autora do livro "Cantador de Chula - Samba antigo do Recôncavo Baiano - Salvador: Pinauna, 2016". Trabalha e pesquisa na interface de Etnomusicologia; Educação Musical; Artes, Estéticas e Estudos culturais e decoloniais, com ênfase nas interfaces de músicas, danças, artes, performances e rituais afro-indígenas e populares; tradição - contemporaneidade; tradições cênico-poético-musicais de matriz africana; geografia cultural, memória regional e histórias de vida. Elaborou, desenvolveu, coordenou e contribuiu com vários projetos de pesquisa e produção cultural com samba de roda e culturas populares na Bahia e Nordeste, buscando o diálogo entre culturas populares, tradições orais, geografias culturais e práticas estéticas contemporâneas, para elaborar novos caminhos, metodologias, fundamentos teórico-práticos e epistemológicos no campo das culturas e músicas negras e afro-indígenas. Coordenadora do 1. e 2. Fórum de Educação Musical da Bahia (FEMBA 2012 - FEMBA 2013) com ênfase no tema Musica e Cultura. Pesquisadora do grupo de pesquisa Núcleo de Tradições Orais e Patrimônio Imaterial (NUTOPIA) desde de 2008. A partir de 2013, professora no Mestrado Profissional em Música (PPGPROM) da EMUS-UFBA: Educação musical com interfaces para etnomusicologia, estudos culturais e música da diáspora africana. De 2016 - 2019, professora na Pos-Critica - UNEB, Campus II para disciplina "Tradição Oral e Cultura Popular". Coordenadora do Dossiê 48 "Musica e Educação - uma relação interdisciplinar e pluricultural" da Revista da FAEEBA - 2017. Coordenadora do Dossiê "Estudando o Samba..." da Revista Pontos de Interrogação da Pos-Critica UNEB - 2018. Coordenadora do projeto de ensino e extensão "Ethno Bahia - Ensino-aprendizagem das músicas do Mundo no diálogo com as músicas do Brasil", com duas edições realizadas em 2018 e 2019/2020. Coordenadora do projeto de pesquisa e extensão: "Koringoma - caminhos, territórios e saberes de pedagogias musicais afro-baianos" em parceria com o CEPAIA - UNEB desde de 2018, com duas bolsistas PROAF-UNEB. Coordenadora e pesquisadora do projeto e grupo de pesquisa "Koringoma - Laboratório das memórias e práticas cênico-poético-musicais das culturas populares, negras e indígenas na América Latina", com três bolsistas PROAF - UNEB (2019-2022). Professora colaborada do PPGEAFIN - UNEB nas disciplinas CULTURA, EDUCACAO e MEMORIA e CULTURA: PRÁTICAS E COSTUMES DOS NEGROS BRASILEIROS desde 2019.

Currículo lattes:

http://lattes.cnpq.br/0828507755265572

Eduardo Alfredo Morais Guimaraes

Possui graduação em Abi - Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1994) e doutorado em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (2017). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Religiao, atuando principalmente nos seguintes temas: cacau, quilombo, agrofloresta, commodity e vassoura de bruxa. Atuou na construção da Política e do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutriconal. É professor do PPGEAFIN Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras.

 

Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/1944804469761043

Sharyse Piroupo do Amaral

Possui Graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP,1996), Mestrado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2001) e Doutorado em História Social do Brasil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2007). Tem experiência na área de pesquisa e ensino em História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil imperial, historiografia brasileira, literatura brasileira do século XIX, história do negro no Brasil, memórias da escravidão. Possui experiência na organização de acervos históricos e criação de instrumentos de pesquisa, tendo sido Chefe de Divisão no Arquivo Judiciário de Sergipe e Coordenadora do CEDOC- UEFS. Atualmente é professora Adjunta de História do Brasil da Universidade do Estado da Bahia - Campus I, e integrante da Linha de Pesquisa Escravidão e Liberdade (UFBA).

Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/5229663260063482

Marcia Maria da Silva Barreiros

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Católica do Salvador (1991), Mestrado em História pela Universidade Federal da Bahia (1997), doutorado em História - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e Pós-doutorado em História pela Universidade do Estado de São Paulo - USP (2013). Atualmente é docente ( D.E.) Titular da Universidade do Estado da Bahia / UNEB. Tem experiência na área de Ensino, lecionando os componentes curriculares da sub-área de Europa na Graduação. Possui experiência de pesquisa histórica, com ênfase em História das Mulheres e das Relações entre os Gêneros, atuando principalmente nos seguintes temas: mulheres, literatura feminina, feminismos, representações e memórias femininas, relações de gênero, história da leitura e da escrita, periodismo, educação e cultura baiana. É autora do livro "Entre a Tinta e o Papel: memórias de leituras escritas femininas na Bahia (1870-1920)". Salvador, Quarteto Editora, 2005 e, co-autora do livro Revisitando Clio: estudos sobre mulheres e as relações de gênero na Bahia, Feira de Santana, UEFS Editora, 2014. de publicou diversos artigos, ensaios, coletâneas e capítulos de livros. Avaliadora do MEC/INEP. Professora Formadora do curso de História da Parfor: Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica ? PARFOR. Plataforma Freire/UNEB. Professora Formadora do Curso de História da Renafor: Rede Nacional de Formação Continuada / IAT-Instituto Aníso Teixeira Bahia. Membro de Comissões da UNEB: NDE Núcleo Docente Estruturante. Professora Formadora no Projeto Universidade Para Todos da Uneb - UPT (2018, 2019, 2020,2021). Professora - orientadora do Ead-Uab- UFBA (2018).

Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/7417303124625735

Itamar Freitas de Oliveira

Possui licenciatura em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS-1996), especialização em Organização de Arquivos pela Universidade de São Paulo (USP-1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2000), doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP-2006), doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2019) e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGH/UnB-2014). É professor do Departamento de Educação e do Mestrado Profissional em História (UFS), membro da Equipe Multidisciplinar da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFS), editor executivo da revista "Crítica Historiográfica" (ISSN 2764-2666) e coeditor do blog "Resenha Crítica" (ISSN 2764-0302). Tem experiência nas áreas de Ensino de História, Teoria e Metodologia da História, foi parecerista do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em sete edições e da primeira versão da Base Nacional Curricular Comum (PNLD). Atuou como gestor na educação superior pública, com passagens pela direção do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD/UFS), presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa de Sergipe (FAPESE) e Pró-reitoria de Gestão de Pessoas na UFS.

 

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/5606084251637102

Collaborating Professors

Detoubab Ndiaye

Possui graduação em Lettres modernes et Langues Romanes – Université Cheikh Anta Diop de Dakar (1994), graduação em Comunicação Social, Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia desde maio de 2003. Em 2014, integra o curso de Pós-Graduação em Estudos Africanos e Representações da África do Campus II da Universidade do Estado de Bahia lecionando Panorama das literaturas africanas: do desenraizamento ao engajamento ao contexto atual, Dinâmicas das sociedades africanas contemporâneas e teorias da comunicação. Tem experiência nas áreas de comunicação, letras (línguas e literaturas estrangeiras), história e sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: África, cultura, ocidente, tradição, imigração, poder e política. Desde maio de 2003, ele leciona nos colegiados de Letras, Comunicação, História da instituição onde atua lecionando as disciplinas de Aspectos históricos e Culturais da África e da Diáspora, Tecnologias Aplicadas a língua e literatura francesa, Projetos de investigação do ensino da língua francesa e língua materna, Panorama da produção literária: da origem até a modernidade, literatura e cultura Afro-brasileira, Temas selecionados em linguística e literatura, Análise contrastiva da gramática de língua francesa, Tópicos de tradução, Estudos da linguística textual em língua francesa, Estudos comparativo da literatura de língua francesa e língua materna, Estudos gramaticais, Espaços de vivências, convivências e representações em língua francesa e em língua materna, Análise literária, Tecnologias aplicadas a língua e literatura francesa, Estudos da linguística textual em língua francesa, Literatura infanto-juvenil, Sociologia, Produção do texto oral e escrito, História e Antropologia, Introdução a história, Estudos sócio-antropológicos no ensino de língua francesa, Seminário temático de Educação, Educação em movimentos sociais, Antropologia e educação, Estudos Sócio-antropológicos, Psicologia geral e da Comunicação.

Currículo Lattes:

http://lattes.cnpq.br/9117813461936045